O que é SEO Estratégico?

SEO um fator desconhecido por muitos

Certamente você já ouviu falar em SEO e algumas de suas características. Geralmente quando falamos de SEO vem a nossa mente um número grande de termos técnicos que a maioria das pessoas principalmente os empresários não entendem, e por tanto, o assunto que de fato é de muita importância acaba ficando pra trás.

Embora o SEO é uma área muito abrangente e que realmente necessita de cuidados técnicos, como a otimização do site, que envolve a velocidade de carregamento do site, URLs personalizadas, linkagem externa e interna, atributo ALT nas imagens, e por aí vai..

Mas, embora existam uma infinidade de fatores técnicos que compõe o SEO, temos que ter em mente que o SEO é também Marketing. Por isso quero falar aqui neste artigo, um pouco da arte de um SEO estratégico.

Uma visão Estratégica em SEO

Portanto o que eu quero enfatizar aqui, é que o SEO é uma arma poderosa que quanto aplicado de uma maneira mais criativa, você poderá atrair mais clientes para você. Mas pra isso você precisa entender que SEO é Marketing também.

Isso mesmo, SEO é Marketing e marketing de busca. Por que quando as pessoas pesquisam alguma coisa nos buscadores como o Google, Yahoo, ou Bing, elas têm uma intenção por trás, elas desejam encontrar alguma informação, tirar alguma dúvida.

Por que as pessoas que estão pesquisando não querem errar, pessoas que estão as vezes confusas, se sentindo perdidas, e estão atrás de informações para suprirem essas falta. E é aqui que entra o SEO estratégico.

Agora como vamos descobrir o que as pessoas estão pesquisando e como isso poderá se tornar em vendas para você?

Primeiro vamos falar sobre as tendências.

Como identificar as tendências de buscas?

Pois bem, no próprio Google é possível descobrir algumas coisas, e é bem simples. Basta você acessar o Google e iniciar uma busca qualquer. Para caminharmos juntos, vou dar um exemplo de pesquisa como um case prático.

Vamos lá.. Eu vou pesquisar sobre sofás. Quando eu inicio uma busca, perceba na imagem abaixo que o próprio Google lhe dá sugestões. Mas essas sugestões não são ideias do Google, mas sim, são palavras-chave salvas no Google e isso acontece por que muitas pessoas já fizeram essas buscas antes.

Ferramenta para pesquisa: Google

 

pesquisa-seo-estratégico

Veja que quando você começar a digitar sua pesquisa, o Google imediatamente já vai sugerindo para você modelos de pesquisas semelhantes, essas informações são importantíssimas, pois revelam que tem pessoas que estão procurando por determinado assunto. E o mais legal é que numa simples pesquisa, você terá várias ideias para a produção de conteúdo para o seu site. Como por exemplo na imagem acima: “como escolher o melhor sofá retrátil”. Veja que tema importante para você produzir um conteúdo (se você tem uma empresa que vende sofás).

Ferramenta para pesquisa: Keyword Planner

Outra ferramenta que você poderá usar para descobrir tendências e obter novas ideias é a ferramenta Keyword Planner. Ela é uma ferramenta paga, porém, para as informações que precisamos ela fornece gratuitamente.

Basta você inserir a palavra-chave, e selecionar o buscador (no caso da imagem que usei era o Google) e selecionar a língua.

keyword-planner

 

Veja mais um exemplo:

pesquisa-seo-marketing

Veja que na imagem acima a ferramenta me deu várias dicas do que as pessoas estão pesquisando. E eu posso usar essas informações para produzir conteúdos importantes para o meu público (essas informações foram tiradas do próprio Google, conforme eu mesmo selecionei quando fui configurar a ferramenta).

Por que a ideia é: você produzir conteúdo realmente relevante para o seu público para atrair a atenção dele, e fazer ele entrar em seu site. E com isso, aumentam e muito as suas chances de vender mais.

Como transformar um conteúdo em vendas?

E é aqui que se encontra a mágica da arte do SEO estratégico. É importante que os conteúdos sigam uma estrutura de mensagem de forma a atrair a atenção do seu público.

A mensagem do conteúdo (seja vídeo, ou artigo) deve seguir nessa ordem:

  • Promessa
  • Problema
  • Causa
  • Solução
  • Oferta

Vamos para um exemplo prático

Conforme o exemplo anterior, supomos que você tenha uma empresa/fábrica que vende sofás. E com base na pesquisa real de exemplo mostrada na primeira imagem, vamos então criar um modelo de script de vídeo/texto conforme a estrutura de mensagem citada acima. Veja como vai ficar nosso exemplo prático:

  • Promessa: Olá! Aqui é o Marlon Pacheco da Sofás Pacheco e nesse artigo eu quero lhe ajudar a escolher o sofá retrátil ideal para sua sala. Uma recomendação importante, não compre nada ainda sem antes ler todo este artigo…..

Perceberam que a promessa foi forte, e isso certamente vai chamar a atenção de quem está interessado na compra de sofás (que no caso aqui, é sofás retrátil). Só lembrando que o artigo que você fizer, precisa ser realmente relevante, caso contrario não produzirá o resultado desejado. Agora vamos à outra etapa:

  • Problema: nos últimos tempos eu tenho observado entre meu rol de amigos e familiares, muitas pessoas reclamando de determinados sofás. São sofás que não tem como reclinar a cabeça (que no momento da compra esse detalhe não foi observado), sofás que não se estende ao tamanho das pernas por completo, sofás que parece que murcham com o passar do tempo, sofás que rasgam com muita facilidade devido a má qualidade do tecido, e por ai vai...

Nessa parte, é necessário uma grande observação de cada detalhe do seu público em relação ao produto, ou serviço que você oferece, quanto mais detalhes dos problemas, maiores serão as chances de você prender a atenção do seu público e certamente alcançar mais vendas. Vamos ao próximo passo:

  • Causa: Por que isso acontece? Simplesmente por que as pessoas não sabem escolher um sofá, e quando entram em uma loja, não sabem as perguntas certas a se fazer

E então você já entra com a solução..

  • Solução: Essas são as 3 perguntas que você precisa fazer: pergunta 1.. pergunta 2 .. e pergunta 3..

Nessa parte, você inseri as principais perguntas referente ao seu negócio, para deixar a pessoa que pretende comprar um sofá, com a total segurança de que ela irá fazer uma ótima compra.

Vamos a parte da oferta, que é a parte principal, pois ela leva a pessoa a tomar uma ação:

  • Oferta: Bom, agora que você aprendeu essas 3 perguntas, então agora você está mais preparado para finalmente comprar seu sofá retrátil. E se você quiser que pessoalmente eu te ajude, eu vou deixar logo abaixo um link para você agendar uma reunião comigo. Grande abraço e até breve!

Bom, chegamos ao fim do nosso exemplo prático. E esse exemplo foi 100% criado com base na nossa pesquisa no Google, onde encontramos uma necessidade de pessoas que procuram pela seguinte palavra-chave “como escolher o melhor sofá retrátil“.

O Google é uma ótima ferramenta para descobrirmos o que as pessoas estão pesquisando. Portanto, guarde essa dica importante para você aplicar em seu negócio. Use essa arma a seu favor.

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E se você tem um negócio, e você entendeu a mensagem deste conteúdo, porém, não sabe como começar, entre em contato comigo que eu estarei disposto em lhe ajudar.

 

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você.

Muito obrigado e até o próximo conteúdo!