Negócio Local: como aumentar suas chances de vender mais

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Se você é proprietário de um negócio local, preste muita atenção neste artigo. Pois independente da situação que você esteja passando hoje (desanimado com as vendas, ou está vendendo bem, e quer ainda aumentar), este artigo vai ajudar você a se preparar para tempos ainda melhores.

Eu não sei qual tipo de negócio você tem, talvez seja um negócio de pet shop, clínica de estética, um escritório de contabilidade, ou um restaurante, ou qualquer outro negócio local, mas quero que você saiba que o Marketing Digital pode ajudar você.

Muitos empresários de negócio local pensam que o marketing digital é somente para aquelas empresas que vendem para o país inteiro. Mas não é assim não. Se você pensa assim, você está deixando de vender mais. Saiba que o Marketing digital pode ajudar e muito o seu negócio local.

O problema é que muitos empresários tentam fazer sozinhos, inclusive perdem muito tempo e dinheiro, aplicando estratégias boas, porém, de maneira incorreta. Então vem as frustrações, e passam a acreditar que o marketing digital não funciona para seu negócio.

Mas, quero mostrar para você empresário, que o marketing digital pode ajudar e muito o seu negócio local. Por isso, neste artigo você irá conhecer estratégias simples e aplicáveis para o seu negócio.

 

Qual a importância da internet para meu negócio local?

Se você já fez essa pergunta alguma vez, certamente você deve estar um pouco desatualizado. Veja essa notícia abaixo que eu tirei do site de notícias O Povo.

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Veja que 90% dos consumidores pesquisam antes de comprar em lojas físicas. O fato é que as pessoas pesquisam, para tirar dúvidas, verificar preços, para ter mais informações, e etc.. Criamos o hábito de pesquisar antes de adquirir algum produto ou serviço. E na sua cidade funciona da mesma forma. A maioria das pessoas hoje pesquisam na internet para procurar bons negócios locais, como por exemplo:

  • Tratamento de peeling Balneário Camboriú
  • Aulas de inglês em Itajaí
  • Restaurante frutos do mar em Itapema
  • Consultório odontológico Joinville
  • Vestido sob medida em Curitiba
  • E etc….

Como vemos, já deu para perceber a importância da internet.

Mas vamos em frente..

 

Como desenvolver uma boa estratégia de marketing para seu negócio local?

Se eu for pesquisar na internet sobre seus produtos, ou serviços na sua região, eu irei encontrar sua empresa? Se não, você está perdendo vendas. E se você tiver pressa em solucionar isso, você pode clicar aqui, e ver como eu posso te ajudar nesse negócio.

Imagine quantas pessoas estão pesquisando sobre seu mercado hoje, quantas pessoas que ainda não conhecem seus produtos e serviços. Quantos novos clientes você está deixando de ganhar por não acreditar no marketing digital, ou por estar fazendo do jeito errado?

Penso que você deve estar ansioso para saber como você poderá mudar essa situação, não é? Então vamos ao que interessa..

 

1 – Crie um posicionamento para o seu público

Eu vejo falta de posicionamento de muitas empresas na internet. Tanto em campanhas de vendas como Google AdWords e Facebook, como também no próprio site (blog). Como eu trabalho com marketing digital, eu acabo fazendo muitas pesquisas, e eu canso de ver empresas anunciando no Google AdWords de maneira errada.

Por exemplo: esses dias eu estava fazendo pesquisas sobre o mercado de clínicas de estéticas em um determinado local, e eu encontrei um anúncio de uma advocacia. Pesquisei também sobre desentupidoras, e encontrei construtoras, e por aí vai.. Infelizmente, isso é jogar dinheiro fora.

Eu já vi também sites falando de muitos assuntos que não eram pertinentes ao seu próprio nicho. E isso acaba deixando a pessoa que pesquisa confusa. Portanto, a mensagem do seu site precisa estar muito bem clara para seu público.

Certamente a causa disso tudo é a falta de conhecimento básico do empresário relacionado ao marketing digital, que por sua vez, acaba contratando alguém sem a devida experiência no assunto, ou por ele mesmo tentar fazer sozinho o que um especialista em vendas online (marketing digital) sabe fazer.

Então, a dica que eu dou a você que é empresário de um negócio local, e pretende fazer sozinho o marketing digital, é: estude a fundo o seu público, se posicione de maneira que clara para ele. Lembre-se que você precisa ser a resposta das dúvidas e necessidades do seu público. Fazendo isso, certamente você atrairá mais clientes para você.

2 – Crie conteúdos de valor

Bom, essa é uma das partes mais importantes do marketing digital, e tem tudo a ver com o tópico anterior. Quanto mais você escrever, e tornar público o seu conhecimento, mais chances de atrair e conquistar clientes você vai ter.

Lembra que eu citei no início deste artigo? As pessoas pesquisam e muito na internet. Agora vamos supor que você tenha um negócio de salão de beleza. E então você começa a dar dicas muito importantes de como uma mulher poderá ter cuidados com a pela, ou como ela poderá fazer uma bela maquiagem para um momento especial.

A primeiro momento você pode até pensar que com isso você estará entregando o ouro, mas não! A questão é que as pessoas querem informações, e se elas sentirem confiança em você, se elas verem que você é uma referência para determinado assunto, então você conquistou seu público, você se tornou conhecido na sua região, e certamente, muitas daquelas mulheres que viram seus conteúdos (seja vídeo, ou artigos, como este que você está lendo agora) procurarão seu negócio, para irem pessoalmente te conhecer.

Se você quiser algumas dicas de como escrever um artigo preparado para vendas, dê uma olhada neste post que escrevi sobre SEO Estratégico. Ali você terá alguns modelos a seguir, você vai gostar.

 

3 – Use as redes sociais de maneira estratégica

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Segundo informações do próprio Facebook, mais de 62 milhões de pessoas acessam a rede social Facebook todos os dias. E esses são dados do ano de 2014, agora imagina hoje como não está!

Portanto, se a sua empresa não estiver nas redes sociais, então certamente você também poderá estar perdendo vendas. E eu não falo somente do Facebook, eu falo do Instagram, Twitter, YouTube, e etc..

E a estratégia é você usar as redes sociais para divulgar seus conteúdos do site (blog). A ideia é ajudar as pessoas, oferecendo sempre algo muito bom e de graça. Pois fazendo isso, você estará atraindo seu público até você, e com isso, conquistando mais clientes.

Agora, não faça como muitas empresas por aí fazem, que é forçar a venda. Ficam empurrando vendas goela abaixo, e sempre insistindo nisso. Se você fizer assim, a sua empresa será tachada como “um amigo chato”, que fica forçando a barra.

Ofereça algo realmente de valor, que irá ajudar o seu público. E mais, impulsione esses conteúdos nas redes sociais. Com 5 reais por dia, já dá pra atingir um número muito bom de pessoas. Mas não esqueça de fazer uma boa segmentação antes de impulsionar, para não correr o risco de jogar dinheiro fora como eu citei no início primeiro tópico.

Portanto, cative, conquiste seu público, crie neles o desejo de conhecer seu negócio local.

 

4 – Mão à obra

Essa é a hora de colocarmos tudo em prática. E é aqui que muitos empresários se perdem. Talvez pelo acúmulo de informação, e por não saberem exatamente por onde começar. Hoje a internet te possibilita uma enxurrada de informações, e eu acredito que muitos empresários seguem várias pessoas que falam do marketing digital em geral, mas acredito também que a maioria deles, tem seus públicos específicos e diferenciados.

Portanto, se você empresário, seguir as recomendações que eu citei neste artigo, você terá sem dúvida, bons resultados a médio e longo prazo. Se você realmente vestir a camisa, e investir em marketing digital na sua empresa, você também terá resultados a curto prazo.

Mas de qualquer forma, o mais importante é começar. Não espere seus concorrentes saírem na frente. Comece hoje mesmo a aplicar essas estratégias e você perceberá a diferença quando a sua carteira de clientes aumentar.

Se você quiser saber mais sobre como seu negócio local poderá vender mais, clique no botão abaixo:

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Muito obrigado e até o próximo artigo!