Como vender mais pela internet praticando SEO

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Olá! Neste artigo eu quero falar sobre como vender mais pela internet usando o Google. Então, se você tem uma empresa e vende produtos ou serviços, ou uma loja virtual, e principalmente um negócio local, preste muita atenção neste artigo.

Oportunidades desperdiçadas por muitos empresários

O que todo mundo já sabe, é que estamos vivendo uma era digital. Mas infelizmente para muitos empresários, isso é um assunto ainda muito desconhecido, e o pior, estão deixando de vender muito mais.

Quando falamos em vender mais pela internet, surgem muitas dúvidas na cabeça dos empresários, e isso de certa forma é normal, pois o assunto realmente é muito amplo e complexo, pois existem várias formas de trabalharmos o Marketing Digital da sua empresa, como por exemplo: campanhas de vendas específicas que envolve páginas de vendas específicas para cada produto (um exemplo: minha página de vendas), campanhas de e-mail marketing (criando listas, ou esquentando listas antigas), marketing de conteúdo que serve para atrair seu público (são artigos como este que você está lendo agora), mas o que eu quero falar aqui, é sobre como você pode vender mais pela internet usando o buscador Google.

Como você pode aparecer no Google?

Existem duas formas que você pode aparecer no Google, uma delas é o Link Patrocinado e a outra chamamos de Busca Orgânica, eu fiz um artigo esses dias onde eu explico com mais detalhes sobre esses dois assuntos (clique aqui). Mas neste artigo aqui eu quero dar ênfase na Busca Orgânica, que é você aparecer no Google sem precisar pagar para ele.

Até porque estudos mostram que 70% das pessoas ainda preferem clicar nos resultados da busca orgânica, pois acreditam que são resultados mais confiáveis.

Isso de certa forma faz muito sentido, por que tem muitas empresas que arriscam criar anúncios no Google sem conhecer direito essa ferramenta, e acabam portanto anunciando de forma errada, perdendo dinheiro e tendo experiências desagradáveis, e essa experiência (ruim) também é transmitida para quem está pesquisando, por que quando a pessoa clica no anúncio, ela percebe que não era bem aquilo que ela estava procurando.

Já os resultados da busca orgânica não tem como você manipular, pois o Google sempre vai trazer os melhores resultados para aqueles que estão pesquisando.

Talvez você deve estar se perguntando: se não tem como manipular, então como fazer minha empresa aparecer nos resultados da busca orgânica? Simples! Basta você conhecer os principais (dos 200) fatores de rankeamento do Google e aplicá-los em seu site. E esse trabalho tem um nome que chamamos de SEO (Search Engine Optimization). Que traduzindo significa Otimização para os Mecanismos de Busca.

O Google sempre prioriza agradar seus usuários, sendo assim, basta você pensar em agradar o seu público, que você estará indo no caminho certo.

Mas as coisas também não são tão simples assim quando se trata de rankear um site no Google. É necessário um profissional de SEO, que detenha a arte de juntar a parte estratégica com a parte técnica de SEO para fazer um site subir no rankeamento de maneira a deixar o cliente e o próprio Google satisfeitos e com isso, e gerar mais vendas para o cliente, afinal, é isso que importa.

Um site Rankeado é igual uma equipe de vendas sempre disponível para o trabalho

Um site bem rankeado no Google, (vamos fazer uma analogia) é como se você tivesse uma grande equipe de vendas com disponibilidade e capacidade de atender todos quantos quisessem conhecer a sua empresa. E tudo isso de uma forma totalmente automática. Neste artigo (clique aqui), eu conto um case de um cliente que ficou muito surpreso com os resultados que ele obteve simplesmente de aparecer na primeira página do Google. Ele disse pra mim pessoalmente que hoje 90% dos clientes que ele tem são todos procedentes do Google e quase todos os dias ele recebe ligações para orçamentos e perguntas. Sem dúvidas, esta é uma das respostas de como você pode vender mais pela internet.

Se você quiser fazer o teste, basta você pesquisar no Google da seguinte maneira: “Estúdio de Música em Camboriú” e você encontrará a empresa Lup Estúdio na primeira página logo nas primeiras posições. Mas não vale digitar o nome da empresa, por que sendo assim, é logo que o Google irá encontrar sua empresa.

O que é preciso fazer para aparecer bem posicionado no Google

Bom, aqui então vamos falar da parte prática:

Site

Primeiramente você precisar ter um site, e de preferência usando uma plataforma amigável aos mecanismos de busca. Eu uso e recomendo sempre a plataforma WordPress. Pois ela é uma das plataformas mais usadas, e mais preparadas para este tipo de trabalho (SEO).

Palavras-chave

Um dos fatores mais importantes são as palavras-chave. As pessoas pesquisam no Google com palavras-chave, portanto, você precisa ficar atento às principais palavras-chave do seu negócio, e essas palavras obrigatoriamente precisam estar presentes em seu site, principalmente na Home do site. Veja um exemplo do meu site:

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Tanto no título (parte escrita na cor azul) como na descrição meta (parte de baixo escrita em cinza) contém a palavra-chave principal do meu negócio. Seja quantas palavras-chave o seu negócio tiver, é necessário inserir essas palavras-chave em forma de conteúdos, criando páginas para elas, mas sempre pensando no seu público.

Portanto, crie páginas (conteúdos) relevantes para o seu público, fazendo isso, certamente você irá atrair mais clientes para você, e ainda estará obedecendo aos critérios do próprio Google para se tornar mais relevante para ele. Ganhando assim, melhores posições no rankeamento.

Detalhes: as palavras-chave precisam estar:

  • no título da sua página e em alguns subtítulos.
  • no primeiro
  • parágrafo (de preferência).
  • na descrição meta (aquela parte escrita em cinza na imagem acima).
  • nas URLs (de forma bem limpa e clara).
  • inseridas também nos textos, pelo ao menos umas 4 ou 6 vezes no decorrer do texto.
  • e nas imagens (o google não lê imagem, ele lê a nomenclatura da imagem).

Uma dica: se você já usa um site em WordPress, ou quer criar um, existe um plugin chamado Yoast SEO que facilita e muito a vida de quem está querendo otimizar um site. Ele é muito fácil de usar, você não precisa saber nada de programação.

Site responsivo

Este é um grande critério que veio com muita força a partir de abril do ano passado, quando o Google fez uma atualização de seu algoritmo. Portanto, os sites que não se adequam as telinhas dos smartphones estão perdendo posições nos resultados de pesquisa do Google. Para você saber se o seu site é ou não responsivo (se você estiver usando um desktop agora), basta diminuir o tamanho da tela do seu navegador, e observe, se o seu site se adequa ao tamanho que você escolheu. Se não, então você está perdendo posições no Google e com isso, poderá estar deixando de vender mais. Saiba um pouco mais clicando aqui.

Links de qualidade apontando para seu site

Este é outro fator muito importante para um bom posicionamento. O Google entende que quando um site aponta para o seu site, é como se seu site estivesse recebendo um voto de confiança. Então, quanto mais links apontando para o seu site, mais relevante será seu site aos olhos do Google, e com isso ele ganha mais posições no Google. Mas tome cuidado, quando sites de pouca relevância apontam para o seu site, seu site poderá perder posições.

Funciona mais ou menos assim: quando um site de grande relevância aponta para o seu, você acaba herdando um pouco desta relevância, e seu site fica com uma maior pontuação (relevância) aos olhos do Google.

O Google não revela os segredos dos seus algoritmos. Mas, existem no mercado algumas ferramentas desenvolvidas por profissionais de SEO que nos ajudam a observar essas métricas. E uma empresa muito conhecida mundialmente é a empresa MOZ. Ela desenvolveu um software capaz de medir a autoridade de um site, ou seja, você conseguirá a partir desta ferramenta, verificar a relevância (ou a nota) de seu site e a dos sites que apontam para o seu.

Na realidade o Google dá uma nota para cada site, e essa nota vai de 0 a 100. E essa ferramenta, através de muitos estudos, consegue simular o algoritmo do Google, e ela dá uma nota para cada site. Ela avalia a Autoridade do Domínio, e a Autoridade da Página.

Talvez pareça meio confuso para você, vou tentar explicar melhor. O seu domínio www.meusite.com.br tem uma autoridade (uma nota), e cada página do seu site, tem também uma nota. Por exemplo: se seu site tiver 50 páginas ao total, cada página dessas possuem uma nota específica.

Vamos para a prática: vou fazer um teste com o meu site acessando o software da MOZ (clique aqui para você fazer o teste também):

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Note que o meu domínio (Domain Authority) tem nota 12. E a página (Page Authority) do meu site, que no caso é a própria home tem nota 25. A nota 12 pode parecer baixar, mas no meu caso já é o suficiente para meu site aparecer na primeira página do Google. É muito difícil você encontrar sites de empresas locais com uma Autoridade de Domínio maior que 25. Grande sites como portais de notícias, ou redes sociais possuem autoridades próximas de 100, mas isso é por que eles recebem milhares de visitas diariamente, e também possuem milhares de links apontando para seus sites.

Mas para você aparecer na primeira página do Google, as vezes você não precisa mais que uma nota 5 para o domínio como para a página. Tudo dependerá da sua concorrência online e dos trabalhos de SEO que seu site recebeu. Por isso é importante você não esperar muito, por que quando mais cedo você praticar SEO no seu site, mas rápido, e maior será a nota de seu site. Até porque, um dos critérios do Google para a nota é em relação ao tempo que você possui um domínio na web. Quanto mais tempo, maior será a nota.

Eu teria mais coisas pra escrever aqui, mas não quero que este artigo fique muito extenso. Mas se você gostou deste artigo, ou tem alguma dúvida, comente logo abaixo que eu responderei assim que possível.

Ou se você tem uma empresa, ou algum negócio local, e está querendo aparecer no Google para conseguir vender mais pela internet clique aqui e ente em contato comigo. Ficarei feliz em lhe ajudar.

 

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Muito obrigado e até breve!